Para a liberação do benefício, é necessário cumprir três fases:

1 – As prefeituras dos municípios impactados devem enviar ao governo federal dados sobre as localidades atingidas e das famílias desalojadas ou desabrigadas no endereço eletrônico do Auxílio Reconstrução;

2- A pessoa identificada como responsável pela família beneficiada precisará confirmar, desde o dia 27 de maio, o cadastro no site. É preciso acessar o botão Sou Cidadão pela conta registrada no site Gov.br, com o login e senha cadastrados. Caso haja erro cadastral, as prefeituras deverão receber os cidadãos para corrigir dados, como CPF, endereço ou nome;

3 – A Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta.

Vale ressaltar que as famílias não precisam abrir contas no banco. A Caixa identificará se o responsável já tem conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente. Se o beneficiário não tiver conta, o próprio banco se encarregará de abrir uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio. O valor poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.

Créditos da imagem: Divulgação / Reprodução TV Globo

Por: Rafael Ajooz